17 questões chave do Search Engine Optimization – Email Marketing Ilimitado

17 questões chave do Search Engine Optimization

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Search Engine Optimization (SEO) é das técnicas de marketing mais conhecidas para impulsionar a posição dos websites nos motores de busca.

As técnicas de SEO nem sempre são fáceis de explicar, uma vez que são bastante complexas em termos de implementação, e não têm resultados quase imediatos, como acontece com as campanhas de publicidade do Search Engine Marketing (SEM).

Assim, para que a explicação sobre o que é o SEO seja mais frutífera, é importante que sejam respondidas algumas questões sobre esta técnica de marketing.

Desta forma, aqui ficam 17 questões específicas sobre SEO:

1) O que é SEO?

SEO significa Search Engine Optimization. Trata-se de um conjunto de otimizações de conteúdo e técnicas que impulsionam e melhoram a posição dos websites nos resultados de pesquisa orgânica dos motores de busca.

2) Qual é a diferença entre os resultados orgânicos e pagos?

Os resultados orgânicos são os que aparecem nos motores de busca de forma gratuita, com base na implementação de estratégias de SEO. Os resultados pagos ou inorgânicos são os que aparecem na parte superior da página do motor de busca, ou na coluna lateral.

Estes são links que os anunciantes pagam, e lhes permitem estar em primeiro nos resultados de pesquisa. Esta é sem dúvida a grande diferença entre SEO e SEM.

3) O que são e como funcionam as meta descriptions?

A meta description é o texto que surge por baixo dos links das páginas, nos resultados de pesquisa dos motores de busca, e que explicam em duas linhas do que se trata aquela mesma página.

As meta descriptions são extremamente úteis, uma vez que além da sua importância em termos de SEO, funcionam também como um chamariz que deve captar a atenção dos utilizadores para clicarem no link do website desejado.

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4) O nome de domínio deve ser otimizado para conter keywords?

Os nomes de domínios não devem conter palavras chave apenas por uma questão de otimização.

As palavras chave são importantes em termos de SEO, sim, mas não devem ser colocadas de forma irrefletida, uma vez que prejudicam estas mesmas estratégias.

Claro que, se o nome da marca ou empresa contiver uma palavra chave, as estratégias de SEO acabam por ser potenciadas.

5) Qual o número certo de palavras chave?

Infelizmente não existe um número exato sobre a colocação de palavras chave ou keywords no conteúdo de uma página, sobretudo porque esta é uma forma errada de pensar sobre a otimização de palavras chave.

Ora, a lista de keywords deve ser definida com base no seu tráfego, mas também consoante o tema sobre o qual se está a falar. Não devem ser utilizadas keywords que nada tenham a ver com o tema, apenas por terem muito tráfego.

6) Qual é a diferença entre os links internos e as referências externas?

Links internos são links de uma página que encaminham os utilizadores para uma outra página do mesmo website. As referências externas são ligações de outros websites, que apontam para o conteúdo de um website diferente. Ambos são importantes para o SEO.

7) Quantas ligações internas são necessárias em cada página de conteúdo?

Tal como não existe um número específico para a colocação de palavras chave nas páginas de conteúdo, também não existe um número fixo para a colocação de links internos.

A verdade é que estes devem ser colocados com “conta, peso e medida” e apenas com um propósito: melhorar a experiência do utilizador no website.

8) É necessário saber código para implementar SEO?

Não é necessário ser um expert em código para implementar estratégias de SEO. Claro que há técnicas avançadas para melhorar este tipo de estratégias, e estas sim, exigem um pouco de código.

9) O que são o robots.txt?

Os robots.txt dão informações aos motores de busca sobre as páginas de empresa, estejam elas indexadas ou não.

10) O que é o arquivo sitemap.xml?

Este arquivo é um índice de todas as páginas do website. É uma referência rápida para os motores de busca, sobre o conteúdo a indexar.

11) Qual é a diferença entre páginas indexada e rastreada?

Quando os motores de busca procuram os conteúdos de determinado website, estão a rastreá-lo para de seguida indexarem esse mesmo conteúdo, fazendo com que este apareça nos motores de busca.

No entanto, a verdade é que nem todos os conteúdos são indexados. Os motores de busca escolhem os conteúdos que devem ser indexados e que devem ou não aparecer no seu índice.

12) Como é possível saber quais as páginas que estão indexadas?

É tão fácil quanto colocar no google “ website: www.yourdomain.com “ para encontrar as páginas de determinado website que estão indexadas.

13) Porque é tão importante o alt text nas imagens?

Os motores de busca não conseguem ler imagens, mas conseguem ler texto. O texto alternativo nas imagens ajuda os motores de busca a identificar a informação contida naquela mesma imagem.

A verdade é que a correta otimização das imagens é dos fatores que contribui mais para o sucesso das estratégias de SEO.

14) Quanto tempo é necessário para alcançar resultados com SEO?

Existem alguns fatores que vão influenciar a obtenção de resultados:

– Quantidade de conteúdo desenvolvido;

– Qualidade de conteúdo;

– Qual a importância deste conteúdo para o público alvo;

– Dimensão do website em questão (neste caso é normal que websites com menores dimensões demorem mais tempo a obter resultados através de estratégias de SEO).

15) É necessário contratar um profissional de SEO?

Dada a complexidade e inúmeras vertentes deste tipo de campanhas,o melhor é que sejam desenvolvidas por um profissional da área, que conheça todas as técnicas e melhores práticas.

16) O que é um bom objetivo em termos de SEO?

Quando as empresas refletem sobre as suas metas em termos de SEO, não devem pensar unicamente no topo do funil e em quantas visitas podem angariar através da utilização de práticas de SEO.

É importante que pensem no funil de marketing completo. Assim, as metas definidas devem ter em conta sobretudo a qualidade do tráfego que está a ser angariado.

17) O SEO mudou nos últimos anos?

Bastante! Podemos dizer que, por exemplo, a otimização In Site (no próprio website) valia 75% de uma otimização SEO e hoje vale 25%. Já no caso do SEO Off Site (link building, redes sociais entre as outras referências) este vale 75% desse peso.

A verdade é que todas as questões relacionadas com a internet estão em permanente mudança, por isso, é necessário que os profissionais se mantenham atentos a essas alterações.

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