50 boas práticas de email marketing para melhores resultados – Email Marketing Ilimitado

50 boas práticas de email marketing para melhores resultados

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As ferramentas de marketing digital estão mudando e ficando cada dia mais eficazes. A variedade de tecnologias disponíveis não para de crescer, mas o email marketing ainda é o Rei do ROI (Retorno sobre o Investimento). A relevância do email marketing pode ser medida em diversas empresas de diferentes setores. Afinal, 92% dos adultos que estão online usam emails, sendo que 61% deles o utilizam diariamente.

Mas quais são os pré-requisitos para ter melhores resultados? Que práticas podem garantir que sua estratégia de email marketing dará certo? Nesse blog post vamos listar as 50 boas práticas do email marketing para você ter maiores e melhores resultados.

O email marketing ainda é uma das melhores formas de gerar e converter leads, simplesmente porque permite um canal de comunicação direto e pessoal entre a empresa e seus clientes. Sendo assim, siga essas regrinhas básicas e tire melhor proveito da sua estratégia de email marketing.

Infografico boas praticas de email marketing

Chega de preliminares e vamos direto ao que interessa:

1)Segmente seu público-alvo:

Todo bom profissional de marketing sabe (ou deveria saber) que é essencial agrupar seus leads em grupos:é a regra número um de uma boa prática de email marketing. Considere agrupar os contatos por interesses, localização demográfica, comportamento, entre outros.

É muito provável que os seus contatos estejam em diferentes estágios da jornada de compra, então você deve fornecer diferentes tipos de informação para cada um deles. Dados indicam que uma segmentação correta aumenta suas taxas de abertura de email, cliques e retenção de clientes.

39% dos profissionais de email marketing observaram melhoras taxas de abertura de email com segmentação (eMarketer)

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2)Construa um calendário editorial:

Para ter certeza que sua estratégia de email marketing vai dar certo, você deve ter um calendário de planejamento. Estabeleça as datas de envio das campanhas, marque datas importantes como feriados e data comemorativas, defina seus objetivos, organize suas prioridades e agende tudo. Dessa forma você pode acompanhar e analisar todo o processo do início ao fim.

3)Personalize seus emails:

Existem inúmeras pesquisas comprovando que personalizar seus emails garante maiores taxas de abertura. Mas personalizar significa ir além da linha de assunto e da saudação.

Pesquise o melhor horário para enviar os emails, crie listas segmentadas de acordo com os interesses de seus clientes, invista tempo em criar personas: somente assim você terá a certeza de que os seus clientes receberão emails customizados de acordo com suas especificidades. Personalizar seu email marketing é uma das mais importantes boas práticas de email marketing.

4)Pense bem na linha do assunto:

Embora pareça simples e até óbvio, muitos profissionais de marketing não dão a devida importância ao assunto do email. Ela pode influenciar (e muito) as suas taxas de abertura. A primeira regrinha a se seguir é que seja breve: a linha de assunto não deve ter mais que 50 caracteres.

Coloque o nome do destinatário da mensagem no assunto; pense em palavras que lembram urgência como “só hoje”, ou “oferta relâmpago” para encorajar seus clientes a abrirem o email. Seja criativo e use frases atraentes para fisgar a atenção. O assunto deve ser intrigante e vago ao mesmo tempo: pense em como o seu cliente pode se beneficiar do email.

5)Não esqueça do design:

O design tem papel fundamental na hora de prender a atenção do cliente. Portanto, escolha sua fontes, templates e layouts cuidadosamente. Tenha o cuidado de não usar fontes muito pequenas que dificultam a leitura. Evite cores muito brilhantes, mas não esqueça de manter um certo contraste entre as cores do seu layout, as fontes, o fundo, as imagens e o CTA.

6)Use o preheader:

O preheader é o preview da mensagem que pode ser visualizada em alguns provedores de emails, especialmente em smartphones. Os preheaders ajudam a aumentar a taxa de abertura pois mostram para o cliente do que se trata o e-mail. Para aproveitar essa oportunidade ao máximo, mantenha seus textos curtos e interessantes. Mais uma vez, não mais do que 50 caracteres.

7)Evite remetentes genéricos:

Emails enviados com remetentes personalizados e reais são mais confiáveis. Evite remetentes genéricos como contato@, marketing@, vendas@, etc. Seu cliente não quer falar com um robô, mas sim com uma pessoal real e tangível. Além disso, remetentes genéricos e domínios “estranhos” podem facilmente ser confundidos com spam.

8)Não esqueça da sua marca:

Pode soar óbvio, mas a marca tem um importante papel no design do seu email marketing. É ela que vai lembrar o seu cliente quem está por trás daquele email, evitando, inclusive, pode até evitar que o mesmo seja apagado quase que imediatamente. Lembre-se de manter a marca no lado superior esquerdo do email: pesquisas recentes de eye tracking confirmam que as pessoas instintivamente procuram pela marca da empresa nesse canto.

9)Seja breve e conciso:

Coloque-se no lugar do seu cliente. Assim como ele, você é muito ocupado e tem centenas de emails enchendo sua caixa de entrada todos os dias. Escreva emails curtos e simples, afinal, na maioria das vezes apenas damos uma olhada rápida no conteúdo, enquanto escaneamos algumas palavras e imagens que nos chamam a atenção. Além disso, emails muito longos tem mais chances de irem para a caixa de spam.

10)Use palavras de impacto:

Algumas palavras tem maior efeito no email marketing. Estude seu público-alvo e saiba quais tem mais chances de funcionar com sua audiência. Enquanto isso, aposte em termos como: gratuito, aumentar resultados, ofertas, novas, economize, imediato, etc.

11)Inclua links no seu texto:

Links externos podem aumentar suas chances de engajamento. Inclua links para as páginas do seu próprio site e links de textos externos que você considere interessante. Mas tenha cuidado com o número total já que emails com links demais podem ser vistos como spam pelos provedores de serviço de Internet (ISPs).

12)Humor é sempre bem-vindo:

O humor cria uma conexão instantânea com o cliente, por isso, de vez em quando, inclua elementos engraçados nas suas campanhas. Além de entreter seus leitores, o humor pode aumentar suas taxas de compartilhamento.

13)Inclua imagens no corpo do email:

Imagens trazem vida aos seus emails e podem influenciar o resultado da sua entregabilidade. Evite imagens muito pequenas ou muito grande e lembre-se de escolher as que melhor fortaleçam os valores e conceitos da sua empresa. Tente encontrar o equilíbrio perfeito entre peças gráficas e espaços textuais.

14)Inclua links nas suas imagens:

Seu email deve ser interativo, e uma boa maneira de fazer isso é incluindo links nas suas imagens. Porém, não se esqueça de garantir que o seu cliente saiba que as imagens são clicáveis: instrua-o e deixe claro o destino final de cada link. Com isso, você terá taxas de cliques maiores!

15)Inclua textos alternativo nas imagens:

Hoje em dia a maioria dos servidores de emails bloqueiam imagens por questões de segurança, então texto alternativos nas imagens são essenciais para garantir que o seu cliente saiba do que você está falando mesmo sem ver as imagens.

16)Tenha sempre um CTA:

O CTA é quase que obrigatório nos seus emails. É ele quem vai levar o seu cliente a fazer a ação que você espera dele. Use palavras fortes, curtas e de impacto, além de cores contrastantes, que se destaquem no design do email. Não esqueça de deixar espaços em branco ao redor do botão, facilitando sua visualização e aumentando a probabilidade de cliques.

17)Inclua texto alternativo no CTA:

Aqui vale a mesma regra usada para as imagens no corpo do email (nº 15). Como geralmente o CTA é uma imagem, ele poderá não ser visualizado corretamente em alguns leitores de email, então trate de criar um texto alternativo também para o CTA.

18) Inclua links para suas redes sociais:

Outra dica que à princípio pode parecer óbvia mas muitas vezes é esquecida pelos profissionais de marketing: inclua botões e links para suas páginas nas redes sociais. Lembre-se que o seu cliente pode ainda não saber da sua presença nas redes, então convide-os a curtir suas páginas, saber mais sobre a sua empresa e ficar por dentro de notícias, novidades e eventos em sua área de atuação.

19)Inclua botões de compartilhamento das redes sociais:

Aumente seu engajamento e popularidade nas suas redes com botões de compartilhamento de redes sociais. Essa estratégia pode ser interessante se você oferecer algum tipo de desconto ou promoção, fazendo algum convite ou promovendo um concurso. Assim os clientes podem compartilhar a informação e passá-la adiante.

20)Use redes sociais para promover URLs de Opt-In:

Lembre-se de tirar proveito das suas redes sociais para promover o conteúdo dos seus emails e ganhar mais assinantes. Poste o conteúdo do seus emails nas suas paginas de Facebook e Twitter, por exemplo, perguntando aos seus seguidores se eles já estão cadastrados para receber os seus emails. Convide-os a assinar sua newsletter e para receber novidades e benefícios exclusivos.

21)Envie email no fim de semana:

Embora não seja uma estratégia muito utilizada, enviar emails no fim de semana pode aumentar suas taxas de abertura. Estudos mostram que a diferença entre as taxas de abertura durante a semana e no fim de semana não são muito diferentes, mas quando se fala de marketing, qualquer ajuda é válida. Nos fins de semana, o volume de disparos de email são mais baixos e as pessoas tem mais tempo para ler, então que tal tentar essa tática na sua próxima campanha?

22)Envie um email para seu novo assinante nas primeiras 24 horas:

Aproveite a oportunidade e envie um email para novos assinantes nas primeiras 24 horas depois de seu cadastro. O nome da sua empresa provavelmente estará fresco na mente do seu contato, e essa é uma boa hora para deixar aquela boa impressão.

23)Pense nos aparelhos móveis:

Não é nenhuma novidade que 45% dos emails são lidos em dispositivos móveis, então nada mais óbvio do que criar designs responsivos para garantir que os seus emails serão lidos em qualquer aparelho, a qualquer hora.

Lembre-se de escolher fontes grandes o suficiente para que possam ser lidas em telas pequenas de smartphones e tablets, por exemplo. Selecione imagens que possam ser visualizadas em qualquer dispositivo e mantenha os CTAs em tamanhos apropriados, para que possam ser facilmente clicados.

24)Combine com estratégias móveis:

Você pode usar técnicas de divulgação em dispositivos móveis para melhorar sua estratégia de email marketing. Integrar emails com SMS é uma boa tática, por exemplo: você pode dobrar as suas chances de ser visto pelo seu público. Envie mensagens de texto para avisá-los sobre diferentes assuntos como vendas, promoções, eventos, concursos, entre outros.

25)Crie um email compartilhável:

Considere um CTA do tipo “compartilhe com seus amigos” inserindo um link para um template de email completo, com assunto e corpo de texto para que seu cliente possa repassar seu conteúdo adiante. Essa estratégia pode ser muito útil caso você esteja oferecendo uma promoção irresistível, como um sorteio, concurso ou conteúdo criado por seus usuários.

26)Estude seus concorrentes:

Assine a newsletter dos seus concorrentes e descubra o que eles estão fazendo. Analise a estratégia deles, suas forças, fraquezas e descubra suas vantagens competitivas. Observe a frequência utilizada, o conteúdo e a otimização móvel. Qualquer informação que pode ser útil para a sua estratégia.

27)Faça perguntas:

Fazer perguntas aos seus clientes pode ser um bom acréscimo às suas boas práticas de email marketing, já que dá um toque pessoal aos emails. Questionamentos podem elevar o nível de engajamento da sua campanha. Use perguntas abertas do tipo “Como?”, Você poderia?” “Você gostaria?”, entre outras. Perguntas fechadas que levem a respostas como “sim” e “não” devem ser descartadas.

28)Teste seus emails antes de enviá-los:

Quando seu email estiver pronto, lembre-se de testá-lo antes de enviá-lo para sua lista de contatos. Infelizmente nem todos os emails são visualizados da mesma forma e diferentes provedores de email promovem diferentes experiências para seus usuários. Para garantir que está tudo OK, faça um teste!

Você pode testar manualmente, enviando o email para diferentes provedores ou usar um serviço de email para te ajudar. A maioria das plataformas de email marketing oferece esse recurso e facilita o trabalho para você. Essa é uma dica crucial e uma boa prática de email marketing essencial para o sucesso dos seus esforços.

29)Relacione o seu email a uma landing page:

Esse é um dos conselhos mais importantes, mas que muitas vezes não é seguido. Criar landing pages relacionadas ao seu email marketing vai te ajudar a continuar o processo de conversão de leads. O email marketing e a landing page devem falar a mesma língua, criando uma experiência valiosa para o seu cliente.

30) Facilite a saída da sua lista de contatos:

Muitas vezes, o link de unsubscribe (ou descadastro) é esquecido por muitos profissionais de marketing. Lembre-se sempre de colocar o link de forma visível, acessível e fácil de clicar. Dê preferência ao link de unsubscribe no topo do seu email: ao fazer isso você ganha a confiança do seu cliente e evita uma má reputação, que pode resultar em ser reconhecido como spam pelos ISPs.

31)Use testes A/B:

Se a sua taxa de conversão está deixando a desejar, considere utilizar testes A/B para testar diferentes formatos para suas campanhas.

Experimente versões diferentes de CTAs, layouts, imagens e linhas de assunto. Envie o teste para sua lista de contatos e analise os resultados cuidadosamente, desde taxas de abertura e cliques até conversão. Testes A/B são uma ótima maneira de estudar e entender os gostos e preferências de seu público-alvo..

32)Ofereça algo em troca:

As pessoas adoram ganhar coisas de graça, e nós sabemos que dar brindes é uma ótima estratégia para aumentar sua lista de contatos. Portanto, tente deixar as coisas mais interessantes.

Crie concursos com conteúdo criado por usuários (user-generated content) para atrair tráfego para o seu website e aumentar sua taxa de engajamento e conversão. Como alternativa, você pode oferecer pequenos itens como ebooks, infográficos, checklists e whitepapers em troca de pequenas ações dos seus clientes, como o preenchimento de um formulário, por exemplo. Lembre-se de sempre colocar um CTA para atrair os clientes e ter a reação desejada.

33)Não envie spam:

Para ter certeza de que seu email não irá acabar na caixa de spam de seus contatos, é importante que você conheça as regras de spam do país em que seu público-alvo está. Evite erros básicos como colocar muitos links no corpo do texto e o uso de palavras que denotam spam como “grátis”, “ótima oportunidade” e “compre agora”. Não abuse de imagens, ícones, códigos HTML e letras maiúsculas.

34)Evite anexar arquivos:

Se você pretende enviar algum tipo de arquivo aos seus contatos, evite ao máximo anexos. Os anexos diminuem a entregabilidade dos seus emails, e além disso você não pode acompanhar quem abriu ou não o seu arquivo. A melhor maneira de fazer isso é enviando seu arquivo através de um link, hospedado de preferência dentro do seu próprio site. Dessa forma você pode acompanhar o sucesso do seu email e ter certeza de que os leads terão acesso ao conteúdo.

35)Entre em contato com assinantes inativos:

Já pensou em criar mensagens específicas para assinantes inativos? Esqueça emails promocionais e foque em emails com conteúdo relevante com títulos como “veja o que você perdeu” e “últimas notícias”. Inclua CTAs para estimular o reengajamento e tente a estratégia de dar algo de graça para trazê-los de volta.

36)Crie um formulário de opt-in:

Formulários de opt-in são ótimos para ganhar a confiança e o respeito dos seus clientes. Se você ainda está em dúvida de qual opt-in usar nós sugerimos que você opte pelo duplo. Assim você garante que o seu cliente realmente quer fazer parte da sua lista de contatos.

37)Utilize gifs e vídeos:

Essa é uma forte tendência no marketing, então que tal incluí-los nos seus emails? Gifs e vídeos deixam os emails mais divertidos, chamam a atenção do cliente e são mais interativos. De acordo com uma pesquisa do Emarketer, emails com vídeos tem um aumento de 55% nas taxas de clique. Se você esta inseguro ou incerto (afinal nem todos os provedores permitem a visualização do mesmos), tente usar gifs.

Como não são usados frequentemente, vídeos e gifs são um boa estratégia de diferenciação. Experimente em suas landing pages.

38)Tente usar áudio em seus emails:

Assim como videos e gifs, áudios devem ser usados de uma forma criativa. Entretenha e divirta seu leitor, afinal clipes de áudio são uma boa forma de encorajá-los a compartilhar o email. Mais uma vez, se você acha o que o áudio não estará disponível no provedor de email do seu cliente, considere colocá-lo em uma landing page e convidar o seu cliente a ouvi-lo lá mesmo!

39)Crie uma versão de texto para o seu HTML:

Não esqueça de criar uma versão de texto simples (plain text) para o seu HTML. Alguns serviços de email marketing já fazem isso para você, outros não. Mas lembre-se de que sem a versão de textos suas chances de cair na caixa de spam podem aumentar.

40)Use estatísticas:

Números fazem a sua audiência parar e pensar! Considere usar números até na sua linha de assunto e prenda a atenção do seu leitor desde o início. Além disso, procure sempre usar dados relevantes para sua audiência ficar mais interessada em seus conteúdos.

41)Use autoresponders:

Como o nome já diz, autoresponders são auto-respostas, emails em série enviados em sequência e tempo pré-determinados, geralmente focados em um único assunto. Autoresponders ajudam a criar uma relação de confiança com o cliente, e o envio frequente irá criar um senso de espera, o que pode aumentar as suas taxas de abertura de emails. Foque em conteúdos relevantes e crie uma estratégia de auto-resposta que seja benéfica para o cliente. Compartilhe conhecimento.

42)Dê atenção à frequência de envio:

A frequência em que você envia os seus email é extremamente importante para o sucesso da sua estratégia de email marketing. Analise suas taxas de abertura de email e veja qual o melhor horário para envio.

Veja o que melhor funciona para a sua audiência. Um email por semana? Dois? Tenha cuidado para não enviar emails demais (isso pode irritar o cliente) ou em espaços de tempo muito espaçados (isso pode fazê-lo esquecer de você). Encontre o equilíbrio perfeito e maximize seus resultados.

43)Use palavras-chave:

Você sabia que também pode tirar proveito do uso de palavras-chave nas suas campanhas de email marketing? Tente usar palavras-chave que interessem a sua audiência e aumente suas chances de ter o seu email aberto. Um boa dica é publicar o conteúdo da sua newsletter (com palavras-chave) no seu site, assim você também pode aumentar o tráfego do site através do SEO.

44) Reenvie emails que não foram abertos:

Reenviar emails que não foram abertos pelos seus clientes pode ser uma boa ideia. O seu cliente pode não ter lido o seu email por diversas razões, então talvez seja válido tentar de novo.

Mas nada de mandar o mesmo email: mude o assunto, acrescente palavras como “última chance” ou “lembrete”. Dê uma atualizada no conteúdo. Ele possui algum dado novo, interessante, alguma nova estatística que possa ser acrescentada? Cheque o horário de envio. Se você mandou o email pela manhã, que tal tentar enviar à noite desta vez?

45)Use conteúdo gerado pelo usuário:

Usar conteúdo criado pelo usuário pode alavancar sua estratégia. Peça aos seus clientes que criem conteúdo interessante e atraente, e inclua-os em suas campanhas de email marketing. Existem inúmeras maneiras de fazer isso: crie concursos, solicite reviews, imagens, vídeos, etc. Você pode criar campanhas específicas para promover esse conteúdo, integrá-lo com suas redes sociais e ganhar mais assinantes.

46)Abuse do storytelling:

Storytelling não só é uma tendência, como também uma ótima forma de se comunicar com o seu cliente. Pessoas gostam de ouvir histórias. Elas podem aumentar o desejo do cliente de adquiri o seu produto ou serviço. Quando criar campanhas que envolvam histórias pense em enredos que solucionem problemas para os seus clientes.

47)Mantenha sua lista de contatos limpa:

Sua lista de contatos deve estar sempre atualizada e limpa. Delete endereços de email ruins (errados, inativos ou inválidos) e garanta que sua taxa de rejeição não tenha efeito prejudicial na sua reputação. Lembre-se que uma má reputação pode fazer você ser bloqueado pelos ISPs.

48)Acompanhe e analise seus resultados:

Qual a sua taxa de abertura? Cliques? Conversão? Em outras palavras, você está acompanhando e analisando os seus resultados? Se você não acompanhar o que está acontecendo com os seus emails, não saberá o que está fazendo de certo e errado. É necessário avaliar os resultados para, então, melhorar sua estratégia de email marketing e conversão de leads.

49)Fique de olho nas tendências da indústria:

Sempre, sempre, sempre se mantenha atualizado. Fique atento às tendências do mercado e aos novos passos da indústria. De uma novidade pode surgir a resposta para um problema antigo!

50)Use um serviço de email marketing:

Usar um serviço de email marketing tem inúmeros benefícios: você pode acompanhar os seus resultados, segmentar suas listas, personalizar seus emails, enviar auto-respostas, e muito mais. Escolha a plataforma que mais se adequar às suas necessidades.

Grande parte dessas dicas são fáceis e simples de serem implementadas. Com um pouco de esforço e muita criatividade, você pode criar ótimas campanhas de email marketing e aumentar suas taxas de abertura, cliques e conversão. Não hesite em testar novas ferramentas, e acompanhe suas experiências e resultados.

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