Acerte a cor de seu CTA e converta mais no email marketing – Email Marketing Ilimitado

Acerte a cor de seu CTA e converta mais no email marketing

Thumbnail for 150538

Ficar atento a cada elemento presente no que está sendo vendido é essencial para aumentar o alcance da campanha. De acordo com a psicologia, cada detalhe mostrado no produto ou serviço que está sendo oferecido impacta o consumidor de uma determinada forma – estimulando ou afastando a compra. Por isso, cada palavra escolhida para compor o anúncio, o conteúdo, o tom de voz, as imagens e até as cores utilizadas podem causar um grande impacto no consumidor.

Neste blog post, você aprenderá um pouco mais sobre este conceito e como ele pode ser aplicado ao uso dos CTAs para melhorar o resultado das suas campanhas de email marketing.

Mas afinal, o que é um CTA?

Os CTAs (calls-to-action, que em português significa “chamados para ação”) incitam seu contato a realizar determinadas ações propostas em seu email marketing. Elas podem tomar a forma de links ou botões, sempre com o objetivo de aumentar as conversões. No entanto, é preciso trabalhar de forma muito estratégica todas as possibilidades de CTAs. No caso de email marketing, existem maneiras de utilizar esse recurso de forma inteligente para atingir os seus objetivos.

Saber escolher o tipo certo de CTA também faz a diferença. Existem diversos tipos, como um link para um outro post relacionado ou direcionamento para uma landing page, mas tenha sempre em mente que o call-to-action deve levar o visitante para o próximo passo no seu funil de vendas.

Lembre-se também que é essencial realizar testes nas imagens, cores, textos e links dos CTAs, pois através dessa análise é possível selecionar qual deles oferece a melhor performance possível, e se você notar que um formato não está funcionando como deveria, é hora de mudá-lo para obter melhores resultados.

O poder de persuasão das cores na hora da conversão

Quando utilizamos cores em campanhas de email marketing, não há uma cor específica capaz de gerar mais conversões do que outra. O efeito no consumidor passa pelo destaque que certo item da mensagem, como o CTA (call-to-action), recebe diante do restante do conteúdo. Por isso, a visibilidade é tão importante e vale tanto para textos como para imagens. Trata-se do chamado Isolation Effect: você pode influenciar as ações do seu leitor através de cores isoladas, que servirão de guia dentro do email.

Antes de escolher a cor do CTA, certifique-se de que os outros elementos da campanha não tirem a atenção do botão de compra. Para garantir sua efetividade, além da cor, o botão deve estar visível e com destaque.

Para alcançar um impacto ainda maior, é muito comum a utilização da regra 60-30-10. Na prática, ela funciona da seguinte maneira: na hora de escolher uma paleta de cores para seu email, é necessário escolher entre três cores diferentes e aplicá-las no email em proporções de 60%, 30% e 10%. A cor mais forte do trio deve ser utilizada em 10% do email, e deve guiar o leitor ou consumidor a executar uma ação específica por meio do CTA. Por exemplo, se seu email tem as cores azul e cinza, por que não destacar seu CTA com um botão amarelo?

Leve tudo em conta e defina os tons da sua campanha

Fique atento na hora de escolher a paleta de cores da sua marca e de toda sua identidade visual. Pesquise a fundo o público-alvo que deseja atingir, pois ele será fundamental no processo de construção ou reconstrução da marca. Estude os concorrentes, observe logos, websites e campanhas. Assim você pode se manter na mesma linha da sua indústria, e ainda sim encontrar seu diferencial no mercado.

Como cada cor tem um significado e um impacto diferente no leitor ou consumidor, é importante que sua marca, empresa, produto e comunicação tenham cores condizentes com a mensagem que quer transmitir. Não sabe por onde começar? Aí vão algumas dicas:

  • Amarelo: associada à energia, à criatividade e ao otimismo, é utilizada para chamar a atenção nas vitrines das lojas. Também lembra cautela ou cuidado, além de ser uma boa opção para detalhes ou botões de compra;

  • Azul: desperta confiança na marca e segurança. É frequentemente utilizada em negócios corporativos, pois estimula a produtividade e está associada à comunicação, à lógica e à espiritualidade;

  • Laranja: representa uma marca amigável, sociável, ativa, e até divertida. É geralmente aplicada em CTAs com o objetivo de estimular, sendo a cor preferida por compradores impulsivos;

  • Preto: cor com grande peso, relacionada à sofisticação, elegância e eficiência. Também atrelada ao luxo e ao poder, é ideal para produtos sofisticados;

  • Rosa: relacionada ao amor e à tranquilidade, simboliza o universo feminino e o romantismo. É indicada para produtos destinados a adolescentes e de uso pessoal feminino;

  • Roxo: diretamente ligada à resolução de problemas, como uma cor que acalma. Representa ainda a nobreza, riqueza, sucesso e sabedoria. É indicada para produtos de beleza anti-idade e rejuvenescedores;

  • Verde: é uma cor que provoca relaxamento, remete à estabilidade, possibilidade e tranquilidade. Passa o sentimento de saúde e renovação, além de ser associada à natureza e ao meio-ambiente;

  • Vermelho: a mais quente e mais dinâmica entre as cores estimula energia e excitação, incentiva ações e a confiança, provoca a sensação de urgência e ansiedade. É ideal para liquidações;

Além de potencializar a compra, dados indicam que as cores facilitam a leitura (40%), o aprendizado (de 55% a 68%) e a compreensão (73%) dos leitores. Analise se a cor transmite a personalidade ideal para cativar os consumidores:

  • Se você quer passar uma imagem mais amigável e energética, dê preferência a cores vibrantes e quentes;

  • Se você quer passar confiança e profissionalismo, opte por cores frias e alterne entre tons claros e escuros.

Você também pode seguir as representações já instituídas em algumas indústrias, como o azul para negócios (tecnologia, redes sociais), o vermelho para liquidações, o verde para jardinagem, roxo ou preto para artigos de luxo, e assim por diante.

Entretanto, a cor não é o único elemento de sua campanha que afeta o comportamento do consumidor. Ela deve estar atrelada ao design como um todo, às palavras e à conveniência para a compra:

  • Escolha uma cor que combine, complemente ou contraste com as cores e demais elementos do layout;

  • Destaque o call-to-action com uma cor que chame a atenção, mas sem destoar do conjunto, e em um tamanho que dê visibilidade na campanha e que facilite sua localização;

  • Deixe um espaço limpo ao redor do botão de compra para evidenciar ainda mais seu destaque no email e estimular a ação do usuário;

  • Contraste também o texto dentro do CTA com a sua cor de fundo;

  • Dê preferências às cores sólidas e evite o uso de degradês ou qualquer outra combinação de cores que possa desviar o foco;

  • Faça testes A/B e certifique-se da escolha certa para os elementos que compõem a sua campanha de email marketing.

É importante testar como a paleta de cores de sua campanha aparece em diferentes monitores e dispositivos. Lembre-se de que a usabilidade vem em primeiro lugar: é o seu público-alvo que faz a marca do início ao fim, deste sua concepção até o momento da conversão.

Equívocos e mitos sobre a psicologia das cores

O impacto das cores no branding e no marketing, infelizmente, resultou em vários mitos. Isso significa que não existe uma cor “melhor”: é preciso testar várias opções de cores para saber qual funciona melhor com determinada campanha.

Tenha em mente a razão pela qual você está aprendendo psicologia das cores e como ela pode aumentar a sua taxa de conversão e entenda como as cores impactam as respostas do seu cliente. Estando seus clientes conscientes disso ou não, as cores afetam seus processos de tomada de decisão.

Mais dicas para criar um CTA campeão

Você já sabe que um CTA que converte é aquele que provoca o maior número possível de cliques. Quando o CTA é bom, ele faz o receptor do email fazer a ação que você propõe, seja marcar uma reunião, realizar uma compra, acessar um conteúdo ou fazer um download.

Além do uso das cores, existem vários outros fatores que podem influenciar na performance do seu CTA. Para te ajudar, separamos 4 dicas matadoras que com certeza deixarão seus CTAs muito mais persuasivos, além de aumentar consideravelmente a sua taxa de conversão.

    margin-bottom: 0pt;”>

  1. Não adianta ter um CTA maravilhoso dentro de um email que o usuário nem chega a abrir, portanto o segredo é caprichar no email marketing como um todo, começando pelo assunto. Tenha um CTA claro! Deixe explícita a ação que você espera do seu público para que ele possa entender e concordar com ela.

  1. Segmente bem os seus contatos e certifique-se de que seus emails sejam encaminhados para o público certo, já que o CTA precisa estar totalmente relacionado com que a pessoa está procurando. É interessante que o email tenha algum tipo de personalização para criar proximidade com o receptor, use dados pessoais de seus contatos, como nome ou data de aniversário,por exemplo.

  1. Não crie um CTA com apelo comercial sem ao menos ter mencionado algo sobre o produto ou serviço no email. O CTA deve ter uma relação clara com o tema principal do email. Ofereça algo atrativo para despertar o interesse do seu cliente ou prospect, como por exemplo, descontos com tempo limitado, download de um ebook sobre um assunto relacionado ao seu produto, etc.

  1. Use um verbo que instigue a ação. Um “call-to-action”, como o nome diz, precisa chamar à ação, como por exemplo: “Experimente grátis”, “Leia mais”, “Solicite seu Trial”, “Aproveite o desconto”, “Compre agora”. Saiba que o ideal é que o CTA esteja em uma imagem e não seja lido como texto, pois muitos verbos de ação são identificados como spam pelos serviços de emails.

Em conclusão, tanto a cor quanto o conteúdo do seu CTA podem trazer uma melhor taxa de conversões, mas o seu planejamento continua sendo essencial para bons resultados! Tenha em mente que o CTA é apenas um elemento do email, que por sua vez é parte de uma campanha que deve ser devidamente planejada.

Ele precisa refletir o conceito e estar em sintonia com o objetivo de sua campanha de email marketing para gerar o resultado desejado: gerar signups, fazer o download de um ebook, comprar um produto, e assim por diante. Por isso, tenha certeza de que sua campanha já possui público, tom de comunicação e objetivos definidos, para então poder testar diferentes cores e formas para um CTA incrível!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook, Twitter, LinkedIn, Google+

admin
author

Translate »