Como a reputação no email marketing afeta a entregabilidade? – Email Marketing Ilimitado

Como a reputação no email marketing afeta a entregabilidade?

Thumbnail for 150557

É preciso garantir a boa reputação de seus emails para obter resultados positivos aliados à sua marca utilizando o email marketing, atingir uma taxa satisfatória de entregabilidade e alcançar um ROI acima da média. Para que isso aconteça, é necessário enviar emails somente para contatos que estejam interessados em suas mensagens, pois apenas uma pessoa que se sinta incomodada é capaz de arruinar toda uma estratégia bem elaborada, e é claro que nós não queremos que isso aconteça, certo? Para te ajudar a entender porque e como uma má reputação pode afetar seus emails, e o que fazer para evitar que isso aconteça, preparamos um guia prático contendo dicas que vão te ajudar a aproveitar ainda mais a sua plataforma Emailmanager.

A importância de uma boa reputação no email marketing

Ao enviar email marketing, todos os fatores que envolvem esse envio são avaliados pelos servidores que recebem as mensagens, como a quantidade de devoluções, números de interações, quantidade de descadastros, quantidade de denúncias de spam etc. Isso tudo influencia na reputação da sua conta de email. Essa reputação determina a forma como o servidor de email dos seus destinatários enxerga seu email marketing e realiza as entregas.

Mensagens de remetentes considerados mais suspeitos correm o risco de serem marcadas como spam — o que prejudica a taxa de abertura delas. Mas se você tiver uma boa reputação de email, seus resultados serão melhores, pois haverá mais garantias de que a entrega de emails na caixa de entrada dos seus destinatários ocorra.

A boa reputação é fundamental para o sucesso das suas estratégias de email marketing. É através dela que você garantirá que sua mensagem seja lida por seus destinatários. Vamos partir do princípio de que o email marketing é a fonte de comunicação direta com seus clientes. Dessa forma, a sua base de contatos precisa estar organizada e pronta para trabalhar a seu favor. No entanto, grande parte das empresas comete o mesmo erro: colocam todos os emails em uma única lista, sem efetuar nenhum tipo de segmentação. E o pior: utilizam apenas o email, sem qualquer dado adicional, como por exemplo o nome do contato. Com isso, perdem a chance de estabelecer uma comunicação mais pessoal com o seu público, e mais, não vai adiantar nada ter uma lista com contatos interessados em suas mensagens, se você não enviar a mensagem certa para a pessoa certa. Apenas uma pequena parte das empresas realizam segmentação em suas listas de contato, e talvez isso ocorra pela falta de consciência sobre os possíveis benefícios desta prática.

O que é e como aplicar a segmentação de listas

Segmentar é uma arte! É preciso perceber as individualidades por trás de cada email, pois ali há uma pessoa. As pessoas são únicas, cada uma tem as suas características, pensamentos, histórias, opiniões e preferências. Qualquer negócio, online ou offline, precisa perceber esta necessidade, pois só assim conhecerá de verdade quem é o seu público, e conseguirá tirar o máximo proveito dessas diferenças. Enfim, é preciso descobrir as características e preferências do seu público e agrupar as pessoas segundo estas preferências em grupos distintos. Dá uma olhada nesse blogpost sobre o assunto: Estratégias de email marketing: Dicas infalíveis para segmentar suas listas de contatos,

Você ainda pode acessar a guias de ajuda Gerenciando suas Listas de Contato, no site do Emailmanager. Nesta guia você aprenderá como criar, organizar e gerencias sua base de contatos.

Higienização de listas para melhorar a performance do seu email marketing

Além da segmentação de listas, é preciso realizar a higienização periódica de seus contatos, para identificar potenciais spam traps, bounces ou usuários desconhecidos, e evitar colocar suas campanhas de email marketing sob o risco de serem direcionadas ao lixo eletrônico ou até mesmo serem bloqueadas pelos provedores dos destinatários.

Um usuário desconhecido é definido como um endereço de email inválido ou inexistente em sua base de contatos. Eles podem entrar para a sua lista de contatos de diversas formas, mas as mais comuns são através de erros de digitação (por exemplo, email@htmail.com ao invés de email@hotmail.com) ou pessoas que informaram endereços falsos propositadamente. Uma forma de evitar que isso aconteça é através do double opt-in, uma vez que os endereços informados só entrarão para a base de dados mediante uma confirmação enviada para o email em questão. Caso o mecanismo seja simples, não exigindo uma confirmação por email, estes problemas poderão existir, como o que acontece através do preenchimento de formulários.

Lembre-se: um alto número de usuários desconhecidos ou erros em sua lista é sinal de que você não está praticando uma coleta de dados apropriada e isso pode levar a problemas de entregabilidade. A maioria dos provedores tolera no máximo 10% de usuários desconhecidos, mas na medida em que se aproxima ou supera os 10% você poderá sofrer quedas no desempenho da entrega. Observamos que os melhores remetentes com altas taxas de entregabilidade mantêm taxas de usuários desconhecidos menores do que 2%.

Como Higienizar sua lista de contatos

Para começar, peça aos assinantes para confirmarem seus endereços de email enviando-lhes um email de confirmação. Caso também colete emails no mundo offline ou de outras formas, faça uma checagem em todos os endereços de emails inscritos para confirmar que estão no formato certo (nome@dominio.com).

Estabeleça uma rotina para limpar suas listas de contatos separando os emails que não interagem a mais de 180 dias ou simplesmente nunca interagiram, já que endereços assim podem ser spam traps ou endereços que não estão mais ativos ou foram abandonados pelos proprietários. Fique atento também aos chamados “disposable emails”, que são endereços de email temporários e descartáveis criados através de serviços específicos que permitem aos usuários receberem emails em um endereço que expira após um determinado período de tempo decorrido.

Para realizar a higienização de sua base de contatos, ou até mesmo segmentar seus contatos para criar grupos de disparos distintos, você pode aplicar os filtros de segmentação disponíveis na plataforma Emailmanager.

Acesse o artigo Como trabalhar com os filtros de segmentação no email marketing e aprenda passo a passo como estes filtros funcionam e como você deve definir as condições a serem utilizadas.

Feedback Loops são aliados da entregabilidade

Você não acha que seria útil saber quem está relatando seu email como spam? Isso é possível com o Feedback Loop, um recurso criado pela Return Path, empresa focada em ‘email intelligence’, que consiste em um sistema de alertas via email com o intuito de informar quando um usuário marca uma mensagem como lixo eletrônico ou spam. Reclamações de spam sobre suas campanhas de email marketing têm um enorme impacto sobre sua reputação como remetente.

O recurso funciona como uma ferramenta para os servidores monitorarem o abuso em suas redes. Eles também estão disponíveis para os remetentes que gostariam de usar as informações para executar uma higienização em suas listas de clientes e obter insights sobre o que pode estar afetando negativamente sua estratégia de email marketing.

Acesse o artigo Feedback loops: Como melhorar a entregabilidade do email marketing e tenha acesso aos provedores que utilizam a funcionalidade e como as reclamações podem ajudar seu domínio!

Resumindo, pouco adianta ter ideias mirabolantes se sua estratégia de email marketing não é bem planejada e não conta com a ajuda de uma boa ferramenta de envio. Ter esses cuidados ajudará a garantir que sua marca tenha uma boa reputação de email e que a mensagem chegue ao destinatário, e aumentando o ROI das suas campanhas de email marketing.. E agora que você já sabe o que é necessário fazer para ter uma boa reputação no email marketin, basta colocar suas estratégias em prática!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook, Twitter, LinkedIn, Google+

admin
author

Translate »