Como criar o infográfico perfeito para turbinar seu email marketing! – Email Marketing Ilimitado

Como criar o infográfico perfeito para turbinar seu email marketing!

Thumbnail for 150562

Com o marketing de conteúdo cada vez mais em evidência, é comum pensar em uma melhor forma de organizar nossas informações para que ela seja facilmente entendida, atrativa e relevante para nosso público-alvo. Nesta missão, surge um poderoso aliado: o infográfico. Confira dicas para criar os melhores infográficos para complementar as suas campanhas de email marketing.

Entre um texto longo e um infográfico sobre o mesmo tema, para qual deles você dedicaria mais atenção? Certamente, as ilustrações são mais atrativas à primeira vista. Além disso, a mesma mensagem pode ser transmitida de forma objetiva, dinâmica e de fácil compreensão para o leitor por meio de imagens. Em uma sociedade que prioriza o consumo rápido da informação em meio à correria do dia a dia, os recursos visuais são muito mais notados do que textos.

Embora tenham começado ilustrando manuais e evoluído para complementar o conteúdo de jornais e revistas, os infográficos foram tão bem aceitos com o passar dos anos que não demorou para eles invadirem as plataformas web, favorecidas pela leitura vertical, pelo impacto visual e pela rapidez com que as informações são entendidas.

Utilizados para descomplicar conceitos, é necessário um certo preparo antes de criar um bom infográfico:


  • Planejamento: pense, pontue e rascunhe no papel todas as ideias para as partes visual e textual;

  • Domínio: com o conteúdo (texto e imagem) definido, estude a temática que será explorada no infográfico;

  • Capacidade de síntese: transforme texto em imagens e elabore frases curtas para acompanhá-las;

  • Organização: distribua as informações mantendo uma hierarquia do conteúdo para facilitar a compreensão do leitor;

  • Senso estético: mantenha todos os elementos bem distribuídos e ordenados em harmonia, como as cores e fontes que serão utilizadas.


Aliados a estes princípios, vale ressaltar o trabalho em equipe entre o redator e o designer. Aplicado ao email marketing, esse conjunto torna o conteúdo ainda mais dinâmico, qualificado e muito mais fácil de ser compartilhado pelos seus contatos.

Complementando os cinco pontos destacados acima, é importante lembrar que antes de começar a criar um infográfico você deve, além de dominar muito bem o assunto que será abordado, conhecer muito bem seu público-alvo. Com estes dois itens bem delimitados, é hora de organizar as informações.

Defina a estrutura base do seu infográfico, começando pela escolha do conteúdo principal, dos temas secundários e como será a relação entre eles. O próximo passo é o tipo de letra: opte por fontes simples para facilitar a leitura com, no máximo, dois estilos diferentes e três tamanhos distintos, mantendo o mínimo de 12 pontos.

Quando os blocos de texto já tiverem sido produzidos, crie um esquema de cores para cada assunto e crie uma linha de leitura. Deixe em destaque o que for mais importante, seguindo a lógica baseada na forma escolhida: se alguma informação for circulada, posicione o texto no centro do círculo; se o conteúdo estiver na horizontal, dê preferência ao canto superior esquerdo para o início e ao canto inferior direito para o fim, e assim por diante.

Por fim, aposte em ícones e figuras para auxiliar na síntese de conceitos mais complexos, em conjunto com gráficos de fácil assimilação.


Escolhendo o infográfico certo para sua campanha

Com a linha de pensamento alinhada ao conteúdo e ao design que serão aplicados no infográfico de sua campanha de email marketing, o último passo é decidir qual o modelo mais indicado para representar o tema que você escolheu:


Educacional

Explore o conteúdo que você tem e eduque seu público-alvo. Crie infográficos para destacar a sua área de atuação através de números. Promova, de forma esquemática, o resultado de pesquisas com os clientes. Mostre boas práticas para o marketing digital, por exemplo.


Como fazer

Ensine uma habilidade para sua audiência. Se você tem um e-commerce ligado à área fashion, por exemplo, dê dicas de como montar looks com determinadas peças de roupas, como combinar cores e estampas e qual visual escolher para cada ocasião.


Estatísticas

Simplifique os números extraídos em textos longos de pesquisas e os transforme em gráficos fáceis de serem compreendidos. Em um estudo sobre o desempenho do seu departamento de marketing, por exemplo, destaque os resultados alcançados e use ícones intuitivos.


Comparativo

Pesquise, reúna relatórios e dados, e compare as estatísticas. Você pode mostrar, por meio de um infográfico, um comparativo com o histórico de crescimento da sua empresa ou até indicativos para auxiliar na tomada de decisões.


Guia

Acima de tudo, crie um guia visual do conteúdo. Você pode considerar o preparo de um material para iniciantes na área de atuação do seu negócio ou até mesmo para os mais experientes, que estão em busca de novas ideias.


As várias vantagens de se usar infográficos

A utilização de infográficos em campanhas de email marketing possui diversos pontos positivos, pois serve como complemento que enriquece a forma de apresentar algum conteúdo, sendo um ótimo recurso de marketing de conteúdo. A representação gráfica tem um tom mais informal e amigável para estimular o compartilhamento de dados e aumentar o engajamento, além de facilitar o entendimento da informação que reforça a manutenção do relacionamento entre marca e cliente.

Os infográficos são uma maneira de incrementar a estratégia de comunicação e marketing da sua empresa; se você tem o intuito de ensinar seu público, com os infográficos as estatísticas ganham “vida”, atraindo a atenção do leitor. Dessa maneira, sua empresa, serviço ou produto será lembrado por se comunicar de forma eficiente pelo seu público.


Ferramentas para criação de infográficos

Produzir infográficos requer certa experiência na área de design gráfico, já que todo o conteúdo é envolvido por um processo artístico com combinação de cores, tamanhos de fonte, estilo e imagens. Sabendo disso, separamos algumas ferramentas online gratuitas podem ser utilizadas pra desempenhar essa tarefa.

Uma delas é a Easel.ly, que oferece alguns templates prontos e bem intuitivos para você customizar como quiser. Outra opção é o Piktochart, onde o formato gráfico pode ser definido antes de começar: infográfico, relatório, banner ou apresentação. Temos também o Venngage, onde o arquivo pode ser compartilhado nas redes sociais (para fazer o download, é preciso uma conta premium). Para encerrar, nossa última dica é o infogr.am, cujo foco está mais voltado para gráficos. Você pode fazer o upload dos dados do seu computador e customizar, adicionar vídeos, fotos e links para complementar. O diferencial aqui é que você pode acrescentar pessoas e formar uma equipe para trabalhar nos infográficos.


Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Estamos nas redes sociais, então vai lá e nos conte o que achou das dicas que postamos para você!

Facebook, Twitter, LinkedIn, Google+

Tem alguma sugestão de tema para o Blog? Envie para nós!

admin
author

Translate »