Crie um email marketing em datas comemorativas para aumentar suas vendas – Email Marketing Ilimitado

Crie um email marketing em datas comemorativas para aumentar suas vendas

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As datas comemorativas são sempre ótimas oportunidades para utilizar o email marketing para aumentar as vendas, além de fortalecer sua presença com o público e fixar a imagem de sua marca na mente dos clientes. Para atingir os resultados esperados, é necessário que as ações de email marketing sejam planejadas com foco em uma estratégia bem definida e direcionadas para o público certo, além de conter conteúdo de interesse aproveitando as oportunidades de acordo com o segmento de seu negócio.

Primeiro passo: Planejamento

As campanhas de email marketing, quando usadas em datas comemorativas, se tornam ótimas ferramentas para engajar os contatos, mas é preciso planejar para verificar o que funciona melhor para cada dia especial: o primeiro passo é ter um calendário editorial.

Pode ser uma planilha, um software gratuito como o Google Agenda ou um quadro de anotações, mas é necessário que você faça um levantamento das datas que podem ser aproveitadas pela sua empresa para que estejam prontas para serem “usadas” quando chegar a hora. Você pode incluir datas menos populares, mas que são relevantes para o seu público-alvo: restaurantes, datas românticas como o “Dia do Beijo”; para clínicas médicas, datas para os profissionais como o “Dia do Cardiologista”.

O envio também deve ser segmentado. Conheça seus contatos antes de disparar suas campanhas de email marketing e segmente seus contatos pela localização, grupo de interesse, idade e gênero. Considere o comportamento do seu consumidor: se ele costuma deixar as compras para a última hora, a mensagem é feita de um jeito; se ele é muito engajado e compra com antecedência ou já no primeiro email, a abordagem deve ser outra.

Saia do lugar-comum e conquiste a todos!

Procure utilizar linhas de assunto atrativas, sem trocadilhos manjados ou frases clichê: além de não atrair os clientes, são altas as chances de seu email nem sequer ser aberto ou até mesmo cair na caixa de spam. Seja direto, pessoal e destaque as vantagens da mensagem, como descontos, ofertas ou frete grátis!

Aproveite as datas em que as pessoas costumam trocar presentes para oferecer guias com ofertas relacionadas aos diferentes segmentos de produtos. Você pode também segmentar os emails de promoções especiais para datas comemorativas por categorias como “produtos mais vendidos”, que podem até vir acompanhadas por comentários reais de consumidores que já adquiriram os produtos.

Você ainda pode enviar um lembrete aos seus contatos, avisando que a data está próxima para que o consumidor programe suas compras e se prepare para os dias especiais, como o Natal ou Dia das Mães. Se desejar, você pode reforçar a campanha enviando um email para o seu público um pouco antes da promoção acabar, um último alerta para que aproveitem os preços especiais. Uma outra ação interessante complementar à campanha seria enviar emails personalizados para quem participou da promoção com novas ofertas de produtos e vantagens especiais. São diversas possibilidades, abuse da sua criatividade para sair do lugar comum e atingirn os seus objetivos de marketing!

Aproveite a tendência do Mobile Commerce

Para acompanhar os clientes onde eles estiverem, você precisa desenvolver materiais mobile friendly, isto é, que possam ser visualizados e usados em dispositivos móveis. O processo de conversão pode acontecer em qualquer lugar – para isso, os contatos devem conseguir abrir o seu email marketing, seja em desktops, tablets ou smartphones.

Não esqueça que as datas comemorativas são oportunidades para atrair clientes tanto para empresas físicas quanto para lojas virtuais, mas também não subestime o poder de fidelização de clientes por meio do email marketing. Que tal enviar um email personalizado com uma promoção exclusiva para quem já é seu cliente? Melhor ainda se essa oferta for baseada no histórico de compras do seu cliente. Além de alavancar as suas vendas, você vai fazer com que o seu cliente se sinta especial e compreendido, já que a sua empresa entende as suas necessidades, reforçando assim a qualidade do seu atendimento e dos seus produtos, despertando no seu cliente o sentimento de lealdade.

Os seus leads e principalmente, os seus clientes precisam se sentir valorizados, aproveite as datas comemorativas para se aproximar deles. Além de promoções, você pode investir em mensagens institucionais para reforçar o branding da sua empresa e forlecer o relacionamento com os clientes e potenciais clientes.

Aproveite todas as oportunidades

O mercado possui cinco datas comemorativas principais: Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças e o Natal, que é a mais importante do ano. Também temos datas digitais como a Black Friday, que movimenta grandes valores todo ano e pode ser aproveitada por várias modalidades de empresas, e a Páscoa, onde a maioria das empresas (incluindo a sua!) precisam realizar alguma ação para engajar seu público, seja comercialmente ou mesmo para branding.

Entretanto, como todo o mercado investe agressivamente nestas datas, o custo para se destacar nestes períodos costuma ser elevado para empresas pequenas. São períodos concorridos, onde a sua promoção ou mensagem terá de disputar a mesma caixa de email ou rede social com todos os outros concorrentes do mercado!

Embora seja importantíssimo não ignorar estas datas, empresas pequenas devem se preocupar em se destacar também em datas menos concorridas e mais oportunas para o seu público. Há diversas datas fora do tradicional que a sua empresa pode explorar, como “Dia do Beijo”, “St. Patrick’s Day”, entre outras. Lembre-se que as datas devem ter alguma relação com seu segmento de atuação, respeitando as características e preferências de seu público.

Independente do seu foco ser branding ou vendas, o mais importante é se fazer presente durante as datas mais importantes do ano para o seu público. Afinal, esta provavelmente será a estratégia do seu concorrente e você não quer ficar para trás, certo?

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