Dê um boost na nutrição de leads com o Inbound email marketing – Email Marketing Ilimitado

Dê um boost na nutrição de leads com o Inbound email marketing

Thumbnail for 150566

O inbound marketing é uma estratégia inovadora que atrai as pessoas pelo interesse, e não pela oferta de bens de consumo. Ele trabalha fortemente ligado ao marketing de conteúdo, criando conteúdos únicos e direcionados para o seu público se sentir atraído pela qualidade e relevância do material e passar a se engajar com a sua marca. Ao fidelizar um lead através do inbound marketing, você estará aumentando o lifetime value (LTV) dele, ou seja, o período em que ele se relaciona e faz negócios com a sua empresa.

Já que o inbound marketing visa atrair público com conteúdo relevante, o ideal é estabelecer uma parceria entre ele e o email marketing, para que juntos possam manter seus leads ou prospects bem informados e em contato com a sua marca.

Alinhamento de estratégias: a chave para o sucesso

O princípio básico de como fazer email marketing para nutrição de leads é o email focado em conversão, baseado em uma conversa. Desenvolver personas, um planejamento de conteúdo, aumentar visitas e começar a gerar leads são as etapas iniciais dentro da estratégia de inbound marketing. As etapas mais avançadas são a segmentação do público, sua nutrição através do email marketing, e alinhamento entre os setores de marketing e comercial.

Os resultados reais, com boas oportunidades para a equipe de vendas e novos clientes vindos do Inbound, só vão começar a aparecer a médio e longo prazoquando todas as ações estiverem alinhadas e funcionando bem. Essa é a parte principal da estratégia, porém muitas empresas não conseguem obter bons resultados, pois visam resultados imediatos e desistem antes do tempo

Aspectos fundamentais em uma campanha de Inbound email marketing

  • Possuir uma estratégia, com objetivos principais e secundários, e uma frequência de envio bem definidos;

  • Utilizar plataformas de envio de email de confiança e com alta entregabilidade;

  • O HTML deve estar em perfeito equilíbrio em relação ao texto, imagens e códigos;

  • Em quaisquer campanhas que realizar, sempre deixar disponível a opção opt-out;

  • Atualize periodicamente sua lista, deixando-a cada vez mais orgânica;

  • No campo “Assunto” evite termos que façam seus emails ser identificados como SPAM, e esteja certo de que a mensagem é clara e direta;

  • Se possível, já deixe evidenciado no campo “Assunto” algum benefício para quem for abri-la.

Os benefícios da nutrição de leads

Por ser uma poderosa ferramenta de nutrição de leads, ou seja, um veículo de comunicação que mantém o seu prospect informado a respeito da sua marca, quando o email marketing se alia à estratégia Inbound ele passa a levar conteúdos cada vez mais aprofundados para o seu lead, despertando sua curiosidade a respeito de como solucionar um problema frequente.

Ao aprender mais sobre seu problema e sua solução, o lead chega a uma conclusão: ou ele se resolve sozinho, ou procura alguém para ajudá-lo. Nesse momento, nada melhor do que você para suprir essa necessidade! Sua empresa demonstrou, ao longo de um determinado período, que é especialista na área: dessa forma, a escolha pelo seu negócio será algo natural e bastante óbvia para o lead.

Por ser extremamente flexível, o email marketing serve para enviar diferentes tipos de conteúdo:

  • newsletters, promoções e cupons de descontos;

  • conteúdos do seu blog;

  • links para outras plataformas na internet;

  • mensagens festivas, para diferentes datas comemorativas;

  • mensagens de aniversário, demonstrando que a sua marca está atenta ao cliente.

Nutrição e segmentação – combinação perfeita!

Lembre-se de que toda nutrição começa com a captação de informações-chave que você tem sobre os leads da sua base. Você deve captar essas informações na conversão do visitante em lead, por meio de campos específicos nos formulários de inscrição para qualificar e segmentar sua base. Esses campos devem levar em conta quais as informações fundamentais que você precisa para personalizar suas ações de nutrição através do email marketing.

Técnicas de inbound para diferentes tipos de email marketing

Emails para nutrição de leads – Este tipo de email deve ser pessoal, enviado em nome de alguém da sua empresa, e se parecem mais com emails do meio corporativo do que os emails de modelos projetados. Estes emails são configurados com antecedência para serem disparados em intervalos regulares e acionados por eventos pré-determinados como por exemplo, um download de um conteúdo rico como ebook ou infográfico.

Para obter sucesso com nutrição de leads, os emails devem ser pensados estrategicamente de forma a conduzir o lead por toda a jornada de compra. Esses emais não podem ser muito longos e devem ser relevantes para quem lê. Uma dica simples para identificar se o tamanho do email está bom, basta calcular o tempo de leitura do email que não deve passar de 30 segundos. Qualquer conteúdo mais longo do que isso corre o risco de ser ignorado. Outro ponto essencial para obter sucesso com nutrição de leads é manter a consistência das mensagens, ou seja, elas devem contar aos poucos uma história com início, meio e fim.

Newsletters – Consistem em pequenos fragmentos de informações educacionais, de três ou quatro itens, geralmente derivados do blog de sua empresa. Você também pode divulgar outros conteúdos ricos como ebooks, infográficos e webinars. O objetivo aqui é gerar tráfego para o seu blog e claro, de educar o seu público sobre temas relacionados aos seus produtos para reaquecer a sua base de contatos.

É importante lembrar que tanto no final da jornada dos fluxos de nutrição quanto no reaquecimento de sua base de contatos com newsletters, o lead tem que identificar que a sua empresa pode ajudá-lo a resolver um problema e suprir as suas necessidades. Ou seja, o objetivo final é convertê-lo em cliente!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook, Twitter, LinkedIn, Google+

admin
author

Translate »