Feedback loops: Como melhorar a entregabilidade do email marketing – Email Marketing Ilimitado

Feedback loops: Como melhorar a entregabilidade do email marketing

Você já ouviu falar em Feedback Loop? Sabe qual o significado do termo e para que serve? O recurso está diretamente atrelado às reclamações dos usuários sobre o seu email marketing e pode ser valioso para qualificar o conteúdo que você envia. Esta é a missão desse post. Vamos lá!

Entenda como o Feedback Loop afeta seu e-mail

O Feedback Loop é um recurso criado pela Return Path, empresa focada em ‘email intelligence’, e consiste em um sistema de alertas via email com o intuito de informar quando um usuário marca uma mensagem como lixo eletrônico ou spam. Reclamações de spam sobre suas campanhas de email marketing têm um enorme impacto sobre sua reputação como remetente, por isso não seria útil saber quem está relatando seu e-mail como spam?


O recurso funciona como uma ferramenta para os servidores monitorarem o abuso em suas redes. Eles também estão disponíveis para os remetentes que gostariam de usar as informações para executar uma higienização em suas listas de clientes e obter insights sobre o que pode estar afetando negativamente sua estratégia de email marketing.

Conheça os provedores que utilizam o recurso

A opção de criar feedback loops é amplamente disseminada por diversos provedores de e-mail. Veja a seguir a lista de alguns nomes que contam com a funcionalidade:



Vale ressaltar que o Gmail não integra a lista, mas conta com um mecanismo automático para cancelamento de cadastro. Isso porque o provedor do Google oferece ao usuário a opção de cancelar o cadastro quando uma mensagem é marcada como spam, embora tenha sido adicionada anteriormente à lista de remetentes confiáveis. Ao confirmar, o próprio Gmail encaminha um e-mail para o remetente solicitando o cancelamento do cadastro do usuário. O processo é semelhante ao Feedback Loop, mas, para funcionar, o remetente precisa estar na lista dos endereços confiáveis.

Como as reclamações podem ajudar seu e-mail

Ninguém gosta de receber críticas negativas, muito menos reclamações. No entanto, nem sempre isso é algo ruim. As queixas podem ajudar sua empresa a qualificar suas campanhas de e-mail marketing ao identificar as reais condições das listas de contatos, conteúdo, frequência e regularidade dos clientes.


  • Lista: pode indicar problemas se você tem duas listas distintas recebendo conteúdo similar e com a mesma frequência.

  • Conteúdo: pode indicar o mesmo que o item anterior, por isso vale destacar que relevância é ainda mais imprescindível neste caso.

  • Frequência: pode indicar expectativa para quem recebe os e-mails, por isso nem mais, nem menos envios, apenas o que foi combinado no momento do opt-in.

Como você pode tirar proveito em suas campanhas

O primeiro passo para usufruir dos benefícios do feedback loop começa com seu cadastro. É importante destacar que independente de qual seja o seu provedor, é grátis.

Na lista acima, estão os links com seus respectivos provedores, direcionando para o formulário de inscrição. Cada um pedirá informações distintas, que podem variar entre domínio, endereço de IP dos envios, seus dados para contato e o e-mail cadastrado para receber as mensagens de retorno. Alguns podem ir além, solicitando autenticação do DKIM.

O e-mail de retorno é uma cópia da mensagem com a reclamação do usuário, que pode ser utilizado pelo remetente para coletar quaisquer informações dali. O formato mais popular para isso é o Formato de Reporte de Abuso (Abuse Reporting Format ou ARF).

Com o feedback loop, você pode remover estes usuários da sua base de contatos, evitando, assim impacto negativo na taxa de entregabilidade das suas campanhas de e-mail marketing e queda da sua reputação devido ao desvio dessas mensagens, se continuam a ser enviadas, para a caixa de spam. Além disso, você também pode identificar problemas de segurança de rede, ou seja, se seu IP, por algum motivo, estiver comprometido, você saberá e poderá agir para reverter o quadro. E para listar mais um benefício dos FBLs, você será capaz de coletar dados mais detalhados de campanhas que, porventura, mostraram-se ineficazes, podendo reavaliar e segmentar de uma forma melhor suas listas e distribuir os IPs para o envio.

Portanto, o recurso pode ser uma oportunidade para enriquecer suas campanhas de e-mail marketing. Por meio dele, você consegue ver como seus clientes realmente se sentem em relação ao conteúdo que recebem. E aí fica a chance para que sua empresa entenda este sentimento e os converta na hora dos envios para gerar maior engajamento com a base de contatos.


Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook, Twitter, LinkedIn, Google+

admin
author

Translate »