Marketing – Agora com Nova Fórmula Milagrosa – Email Marketing Ilimitado

Marketing – Agora com Nova Fórmula Milagrosa

Thumbnail for 147406

A palavra marketing é, possivelmente, uma das mais conhecidas e coincidentemente, uma das palavras cujo significado mais ilude a sociedade. Esta faz já parte do vocabulário corrente da população, sendo inclusive utilizada nas mais banais conversas sendo o marketing frequentemente descontextualizado.

Desde sempre que o marketing foi encarado por muitos como:
1. Uma incerteza, espécie de tabu que as grandes empresas utilizam para enganar os consumidores e, só o fazem porque têm muito dinheiro para gastar;
2. Um completo desperdício de dinheiro. Uma idiotice composta apenas por anúncios ridículos;
3. A fórmula milagrosa capaz de curar qualquer mal que afete o negócio numa questão de dias.

A verdade é que o marketing não é, nem nunca foi nada disto. Claro está que existem empresas que o usam para enganar os consumidores (mau marketing), que são criados péssimos anúncios, e em raras exceções, um boost gigante e inacreditável para a empresa. Mas estes são casos isolados.

Hoje, com a expansão do universo digital, assistimos ao fenómeno da febre do marketing digital. Empresas e empresários, figuras públicas e adolescentes, todos eles tem acesso às maravilhosas ferramentas de marketing digital.

As barreiras de entrada em qualquer negócio, parecem ter quase desaparecido. E-commerce é solução para todos os problemas relacionados com canais de distribuição, e o Facebook é a forma como se comunica. Fim, nem se pensa mais no assunto. É barato e milhões de pessoas vão ver os produtos/serviços.

Isto é absurdo.

Não me levem a mal quando digo isto. Não o digo com o intuito de aborrecer ninguém, mas a verdade é que com a introdução do mundo digital no dia a dia das empresas, palavras como marketing, target, conceito e comunicação acabam por ser atiradas para o ar enquanto um grupo de patetas olha para elas e tentam adivinhar onde vão aterrar.

Quando não se sabe como se faz inventa-se, ou então, contrata-se um estagiário para tratar de TUDO e se correr mal, outro seguirá o seu caminho. Não era mais fácil e lucrativo contratar logo alguém que saiba? Ou então falar com empresas especializadas na área?

Sim é verdade que o digital representa uma oportunidade para todos ou quase todos os negócios. Também é verdade que o investimento necessário é consideravelmente inferior quando comparado com os meios de comunicação tradicionais. Mas, estas verdades apenas se tornam possíveis quando se sabe efetivamente o que se está a fazer.

Quando encontramos um artigo onde diz que empresa X atingiu o sucesso via internet, não pensem que foi sorte. Existe um trabalho extenso por trás desse sucesso. Existe pesquisa, planeamento, testes e mais pesquisa. O processo repete-se até que se consiga atingir o objetivo.

Não é instantâneo, nem é feito às escuras.

A melhor explicação sobre o que é o marketing que já ouvi, foi-me dada por uma professora no meu primeiro ano de universidade. Uma forma incrivelmente simples de explicar um tema complexo. “O Marketing é engate”.

Temos de saber aparecer onde essa pessoa está, temos de saber manter uma conversa interessante e temos de conseguir mostrar o que valemos e porque é que merecemos ir para casa com essa pessoa. Podemos procurar em bares, nas ruas, nos autocarros, por telefone, redes sociais ou mesmo pelo Tinder. Em qualquer um destes locais existe a possibilidade de conseguirmos. Temos é de saber estar, caso contrário, mais vale nem aparecer.

Portanto, da mesma forma que pensam ou pedem ajuda a um amigo antes de se expor à rejeição, pesquisem, planeiem e testem. Se não o souberem fazer falem com alguém que saiba. Quando se trata de “engatar” consumidores, uma imagem mal construída pode por fim à relação antes do primeiro Olá.

The post Marketing – Agora com Nova Fórmula Milagrosa appeared first on SmartKISS.

admin
author

Translate »