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O que é uma Blacklist e como ela pode influenciar suas campanhas?

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As Blacklists (a tradução literal é “Lista Negra”) foram criadas para ajudar empresas e pessoas a lidarem com as mensagens tão indesejadas, os Spam’s. Tratam-se de listas que agrupam emails, endereços de IP ou domínios que foram previamente denunciados como disseminadores de mensagens consideradas SPAM. Geralmente a denúncia é feita pelos próprios receptores destas mensagens por não terem autorizado o recebimento destes emails.


As Blacklists são geralmente utilizadas pelos provedores de emails como uma espécie de fonte de pesquisa que auxilia a ferramenta no processo de impedir de receber emails indesejados. Quando um domínio, IP ou email consta em uma destas listas o provedor pode recusar-se a receber as mensagens deste endereço, por não se tratar de um endereço confiável.

Principais motivos pelos quais você pode ser incluído em uma Blacklist:


  • Enviar emails em grandes quantidades para destinatários que não optaram por receber suas correspondências. Por consequência os receptores destas mensagens podem denunciar suas campanhas como Spam.

  • Enviar emails com conteúdos maliciosos, preconceituosos ou pornográficos, por exemplo.

  • Enviar emails contendo vírus ou softwares maliciosos;


Por que as Blacklists podem ser um problema?

Receber um email marketing não desejado pode causar muitos problemas para clientes que não estão interessados em receber a mensagem, seja estourando o limite de capacidade da caixa da pessoa, consumindo recursos de rede do servidor, ou incomodando o usuário com mensagens não solicitadas por ele (esse é o que mais conhecemos).


Os administradores dos servidores de email pode e irá bloquear os IPs e domínios das mensagens que não interessam aos seus usuários, garantindo para eles a melhor qualidade do serviço disponibilizado.


Diversos administradores criam uma mesma lista e a compartilham, desta forma fica mais simples de bloquear IPs e domínios que prejudicam os serviços disponibilizados por eles. Uma vez que um domínio ou IP é bloqueado em uma blacklist colaborativa, o efeito é a reação em cadeia e o prejuízo pode ser enorme.


Como sair de uma Blacklist?

Cada Blacklist tem um método diferente para a exclusão de domínios/IPs. Entre em contato com a organização responsável pela lista e veja o processo necessário para sair.

Provavelmente eles farão um acompanhamento do seu trabalho antes da retirada definitiva da Blacklist, para ter certeza que você não pratica Spam.


Listamos algumas Blacklists pra você verificar seu domínio:


Conheça as 10 principais Blacklists Colaborativas:

  1. ZEN Spamhauss

  2. SURBL

  3. URIBL

  4. Barracuda Central

  5. SpamCop

  6. Senderscore

  7. SORBS

  8. AHBL

  9. Abuse.ch

  10. RATS-NoPtr

Não existe nenhuma mágica para evitar que seu contato seja inserido em uma Blacklist a não ser estar sempre em conformidade com as práticas corretas nesta área. Conforme já falado no post “Você conhece o Código de Autorregulamentação para a Prática de Email Marketing” o CAPEM pode servir de base para orientar as empresas que buscam informações sobre o que é correto fazer em suas campanhas de email marketing e o que não se deve fazer. O CAPEM serve para orientar o público e empresas e tornar a web um ambiente melhor e mais seguro para todos.

Fique esperto: Evite estas práticas incorretas, mantenha sua lista de contatos atualizada e envie apenas aquilo que prometer, garantindo assim uma melhor qualidade nas suas campanhas de email marketing!


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