O que significa “opt in”, “soft opt in” e double opt in” no email marketing? – Email Marketing Ilimitado

O que significa “opt in”, “soft opt in” e double opt in” no email marketing?

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“Opt in”, “Double Opt in” e “Soft Opt in”, você sabe a diferença? Entenda o significado e a diferença entre essas três
práticas essencias para você criar uma lista de qualidade. Confira!

Primeiro e mais comum
de todos, o “Opt in”

Seguindo as regras
básicas nesta área, para que uma empresa efetue o envio de
campanhas de email marketing é necessário que a mesma tenha uma
base de contatos qualificada e que seja “opt in”. Isso significa
que todas as pessoas que estão incluídas nas listas de emails
autorizaram o recebimento de emails com comunicados, newsletters
e/ou promoções daquela empresa. O mais comum para captar emails de
pessoas interessadas em ler e receber os comunicados de uma empresa é
um campo dentro do próprio site da empresa dizendo “Assine agora
nossa newsletter”
ou “Receba nossas promoções por email”, por
exemplo. Aqueles que tiverem interesse irão inserir seus dados nos
campos solicitados e autorizar a empresa a enviar e-mails e
promoções.

Resumindo: O “opt
in”
é a autorização necessária, dada por um indivíduo, para
receber comunicações por e-mail de uma determinada empresa.

Uma garantia a mais, o
“Double Opt in”

O “Double Opt in” é
basicamente um “Opt in” reforçado, ou seja, não basta a pessoa
adicionar seus dados nos campos de um site, demonstrando seu
interesse em receber uma newsletter ou comunicados em geral de uma
empresa. Para que haja o “Double Opt in” a empresa, após receber
os dados inciais de uma pessoa interessada, envia um email com um
link de confirmação da assinatura. Para que os envios sejam
confirmados de fato, é necessário que a pessoa interessada também
acesse seu email e clique no link de confirmação, reafirmando pela
segunda vez seu interesse em receber tais comunicações (daí vem o
“Double” no termo).

Resumindo: É uma
dupla confirmação do interesse de um indivíduo em receber email
marketing de uma empresa.

Outra forma de fazer
negócios, o “Soft Opt In”

Este último termo que
abordamos no post de hoje se refere a uma forma implícita de
garantir o envio de comunicações empresariais para indivíduos, uma
vez que já exista um relacionamento prévio estabelecido entre as
partes. Esta opção não conta com um cadastro onde os interessados
incluem seus dados e autorizam o envio de emails. O “Soft Opt in”
entende que o relacionamento já existente entre duas partes permite
o envio de mensagens de email entre elas.

A montagem de uma lista
de contatos através do
“Soft Opt in” costuma ser feita através
de contatos profissionais, geralmente em eventos ou feiras de
negócios, por exemplo, quando clientes e empresas se reúnem para
trocar ideias e informações em geral (o famoso networking). Este
tipo de inclusão de emails na base de contatos de uma empresa está
compreendido no
CAPEM (Código de Autorregulamentação para a
Prática de Email Marketing)
como uma forma de captar emails e
contatos, portanto, é legal e
não é considerado Spam.

Entretanto, é necessário
bom senso neste tipo de ação. Quando o representante de uma empresa
for captar emails para crescer a base de contatos de sua empresa, o
ideal é que converse com as pessoas e informe-as sobre a
possibilidade de incluí-las no recebimento destes emails
, para saber
se elas concordam ou não com isto.

Resumindo: O
“Soft Opt in” não conta com uma autorização explícita do
contato mas trata-se de uma prática existente e permitida.

Por fim, agora que você
já entende os termos acima relacionados ao envio de email
marketing, defina qual a melhor maneira de captar emails para sua
empresa e comece a aplicá-los!

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