Transforme o conteúdos dos seus blog posts em campanhas de email marketing – Email Marketing Ilimitado

Transforme o conteúdos dos seus blog posts em campanhas de email marketing

Thumbnail for 150504

O bom profissional de marketing sabe que o Inbound Marketing é uma necessidade. Por algum tempo, a estratégia de criar conteúdo relevante e de qualidade era apenas visto como ideal, mas em 2016, ela se tornou uma obrigatoriedade. Inbound Marketing até pode ser definido simplesmente como conteúdo que ganha a atenção do cliente mas, na verdade, ele é muito mais que isso: é um convite para um diálogo contínuo com seus consumidores, base para um relacionamento duradouro com eles. Além disso, o inbound marketing tem um potencial de alcance muito grande pois permite que seus clientes compartilhem conteúdo em seus círculos sociais e profissionais.

O Inbound marketing pode ser dividido em duas categorias: marketing de conteúdo e mídias sociais.

A primeira coisa que vem à mente quando pensamos em marketing de conteúdo é blogging. A lógica é muito simples: para atrair mais clientes para o seu site são criados blog posts que são úteis e relevantes para personas definidas dentro do seu público-alvo. O objetivo é gerar leads e criar oportunidades de negócio ou, em outras palavras, fazer com que as pessoas descubram sua marca e queiram consumir seus produtos ou serviços.

Mas como usar o conteúdo dos seus blog posts nas suas campanhas de email para nutrir leads e criar oportunidades de vendas? Continue lendo e descubra como. Quer ler sobre algum assunto específico? Use a tabela de conteúdo abaixo:

Marketing de conteúdo: onde tudo começa

Vamos começar com o básico. Como o seu cliente encontra o seu website? Para simplificar existem duas formas: ele pode digitar o endereço do website do seu negócio em uma página de pesquisa ou na barra de navegação. Obviamente essa não é uma forma muito interessante de obter leads. Quem busca seu negócio assim tão diretamente já o conhece. A segunda forma seria pagar por propaganda. Mas essa estratégia também não é muito válida já que, além de gastar uma grana para atrair leads qualificados, você ainda corre o risco de não reter os clientes. Além disso, até quando vai durar o seu budget para investir em propaganda?

Qual seria, então, a melhor estratégia a longo prazo para atrair e reter clientes? Marketing de conteúdo! A grande sacada do marketing de conteúdo é ser tão relevante e atraente que o seu lead acaba virando cliente por que seu produto realmente é uma solução para a vida dele. Não são compras por impulso. Para atrair e converter, você precisa investir em blog posts, que tem a função de educar, informar, entreter e inspirar os seus clientes.

Profissionais de marketing que priorizam blogging tem chances 13 vezes maiores de obter retorno positivo por um investimento.

Click to tweet

Se você cria conteúdo relevante você aumenta suas chances de ter mais paginas indexadas em sites de pesquisa como Google e Bing. Isso significa mais chances de ser encontrado pela sua audiência e mais oportunidades para engajar com seus clientes. Selecionamos mais alguns benefícios de blogging para você analisar:

    1)Ajuda sua estratégia de mídias sociais: afinal, você pode compartilhar o conteúdo dos seus blog posts nas suas contas de redes sociais e atrair mais tráfego para as suas redes e website.

    2)Converte leads: se você incluir CTAs (calls-to-action) nos seus blog posts e convidar os seus leitores a realizarem algum tipo de ação para receber materiais ricos gratuitos como baixar um ebook ou solicitar um free trial possivelmente irá converter alguns leads em clientes.

    3)Seja uma referência: se o seu conteúdo é relevante, os clientes retornarão. Por isso tente sanar o máximo de dúvidas sobre sua área de atuação, produto ou serviço nos blog posts.

    4)Provoque os seus leitores: faça com que os seus seguidores interajam com seus blog posts. Pergunte e levante discussões ao final dos seus posts. Isso os manterá interessados na sua empresa/produto, aumentará o engajamento e auxiliará na construção do seu posicionamento de marca.

    5)Links de inbound: conteúdo relevante também auxilia na sua estratégia de links inbound. Quanto mais links mais chances de indexação no Google. Dessa forma, um conteúdo de qualidade também é útil na otimização de ferramentas de pesquisa. Se os seus posts são vistos como referência, seu conteúdo será compartilhado em outros blogs, sites de notícia e redes sociais da sua área de atuação. O resultado é um aumento no tráfego do seu website e a construção da sua imagem como fonte confiável no meio.

Não esqueça que blogging é um processo contínuo e que trará resultados a longo prazo. É necessário manter o foco em produzir conteúdo relevante e de qualidade. Ao oferecer material exclusivo, você aumenta o tráfego do seu website organicamente, conquista a lealdade dos seus clientes e, finalmente, aumenta suas vendas.

O conteúdo do email marketing também é parte do inbound marketing

Entregar conteúdo relevante para os seus assinantes auxilia na divulgação da sua marca e na conversão dos seus leads. Conteúdo relevante e útil via email ajuda a criar uma imagem confiável e muito provavelmente aumentará suas taxas de abertura de email.

De acordo com o Email Experience Council o sucesso de uma campanha de email marketing depende de 3 fatores: conteúdo (40%), audiência(40%) e imagens(20%). Isso significa que, ao criar uma campanha de email marketing, você deve considerar O QUE você está falando, PARA QUEM está falando e COMO você está falando. Quando o foco for sobre O QUE você está falando a palavra de ordem é relevância.

Relevância significa selecionar mensagens úteis e direcioná-las ao público certo. Leve em conta o que o cliente quer ouvir. Uma pesquisa da About.com mostrou que 71% dos clientes confiam em marcas que oferecem informações úteis que não estejam diretamente relacionadas a algum tipo de venda. Dito isso, é muito mais provável que o seu cliente compre o seu produto ou serviço se a jornada de compra dele for iniciada a partir da leitura de um conteúdo e não da exposição a algum tipo de propaganda.

45% dos profissionais de marketing dizem que blogging é o item mais importante da estratégia de conteúdo.

Click to tweet

Emails são, supostamente, uma experiência individual. Antes de criar uma campanha faça algumas perguntas a você mesmo: os meus clientes vão querer ler esse email? Que tipo de benefício eles irão obter? O conteúdo desse email pode ser compartilhado em redes sociais?

Tenha em mente que se os seus clientes assinaram suas newsletters eles estão interessados em aprender mais sobre um determinado tópico ou precisam de ajuda para achar uma solução para um desafio. Eles estão explicitamente requisitando mais informações.

Como usar o conteúdo do seu blog post em campanhas de email marketing?

Uma boa maneira de entregar conteúdo relevante para seus clientes é utilizar seus blog posts nas suas newsletters. Ao fazer isso você aumenta o tráfego do seu blog.

Emails permitem que você se comunique efetivamente com os seus leitores em um nível mais íntimo e aumenta a relação de confiança entre você e sua audiência. Mas como combinar o conteúdo do seu blog com seu email marketing de uma forma interessante? Afinal copiar e colar não é uma opção aqui. Vamos te dar algumas dicas:

  • A tática mais simples: toda vez que você publicar um blog post envie o link para sua lista de contatos. Crie uma ou duas chamadas de impacto e acrescente o link para os posts. Com isso, seus clientes podem ler novos textos logo depois de serem publicados. Conteúdo novo é o que o move a blog-esfera. Se os seus clientes souberem que o seu blog sempre tem novidades, ele vão retornar com frequência.

  • Acrescente um formulário de assinatura ao final dos seus blog posts e ofereça algum tipo de incentivo aos seus novos assinantes como updates, acesso a conteúdo exclusivo, prêmios, etc.

  • Crie um calendário editorial para o seu blog e para o sua estratégia de email marketing. Dessa forma eles poderão ser sincronizados. Sabendo com antecedência quais são os temas dos blogposts do mês, por exemplo, fica mais fácil criar o conteúdo das suas campanhas de e-mail marketing.

  • Promova seus guest posts e compartilhe com a sua audiência. Dessa forma você oferece diferentes insights ao seus cliente, além de apresentá-los a novos escritores e websites que eles possivelmente ainda não conhecem. Essa é outra estratégia que te auxilia a criar uma relação de confiança com o seu cliente.

  • Use posts antigos como imãs. Utilize blog posts antigos, mas populares e use-os como estratégia para conseguir novos assinantes. Falaremos mais sobre isso à frente.

  • Você já pensou em criar uma série de auto-respostas para alavancar o conteúdo do seu blog? Mais uma vez, você pode utilizar blog posts antigos para fazer isso. Você pode divulgar um minicurso, por exemplo, utilizando conteúdo de posts antigos. Para fazer isso basta colocá-los nos seus templates de newsletters e criar uma série de emails que devem ser enviados em sequencia. A ideia é mostrar como as soluções para os problemas do cliente estão naqueles posts e, principalmente, no curso.

  • Crie campanhas segmentadas dividindo sua lista de contatos. Prepare campanhas de email marketing com conteúdo selecionado especialmente para esses grupos resultantes da segmentação. Ao fazer isso você aumenta o valor agregado do conteúdo e consegue engajar seus clientes a partir dos interesses mais pessoais de cada um.

Lembre-se que Sonia Simone do Content Marketing Know-It-Al uma vez afirmou que email marketing e blogging tem diferentes objetivos e uma estratégia inteligente de marketing conteúdo inclui os dois.

Reaproveitando conteúdo

Você sabia que pode reaproveitar o conteúdo do seus blog posts para criar novas campanhas de email? Você pode atualizar as informações ou até reformular o conteúdo para ser utilizado em outras mídias. Pense em novos ângulos para a mesma história. Transforme seu blog post em um infográfico, imagens, vídeos. Crie webinars, ebooks e whitepapers com conteúdos antigos. Pesquise bem e descubra quais blog posts foram os mais acessados. Quais tiveram maior repercussão? Sempre existem novas maneiras de cativar novos e atuais assinantes.

4 benefícios de compartilhar seus blog posts no seu email marketing

A grande maioria dos profissionais de marketing utiliza redes sociais para compartilhar seu conteúdo. Apesar dessa ser uma boa estratégia, ela tem alguns pontos negativos. Dependendo da rede, por exemplo, o cliente precisa estar online no exato momento da publicação para ter uma chance de ver a postagem. É o caso do Facebook: apenas 2% da sua audiência vê as publicações e mesmo que você patrocine posts e faça anúncios esse número não alcançará o 100%. Por outro lado, ao enviar o seu conteúdo por email, as chances de alcance são consideravelmente maiores. Esse é apenas um dos benefícios. Veja outros:

    O timing: o seu email ficará esperando na caixa de entrada do seu cliente até que ele o leia ou que seja deletado. Por isso tome um tempo para refletir no assunto do seu email. São poucas palavras que podem fazer a diferença entre ser acessado e parar na lixeira ou, pior, marcado como spam.

    Audiência segmentada: a sua lista de email está repleta de contatos com problemas a serem resolvidos que estão ansiosos por suas soluções. Aproveite essa oportunidade para enviar conteúdos interessantes e úteis.

    Novos leitores, novas oportunidades: na maioria das vezes as pessoas que chegam até o seu blog por meio das mídias sociais ou pelas ferramentas de pesquisa são visitantes esporádicos. Mas, se você conseguir incluí-los em sua lista de emails você poderá falar com eles a qualquer hora. Lembre-se disso na hora criar conteúdo relevante para transformá-los em clientes fiéis.

    Acompanhe os seus resultados: ao utilizar email marketing você deve rastrear resultados como taxas de abertura, taxas de cliques, etc. Dessa forma você consegue acompanhar a performance dos seus emails e dos seus blog posts, ajustar sua estratégia consertando erros e tornar suas campanhas cada vez mais eficientes.

Não se esqueça de utilizar as suas redes sociais para ajudar a promover os seus blog posts e newsletters. O cliente se torna mais receptivo se ele recebe informações de diferentes canais. Faça com que todos os seus canais de comunicação falem a mesma língua: email, blog e redes sociais devem ter a mesma identidade.

Lembre-se que criar e publicar o conteúdo é apenas o início da jornada, o trabalho de verdade vem depois. dos seus blog posts e o sucesso das suas campanhas de divulgação irão determinar o sucesso do seu website e, consequentemente, isso se refletirá nas suas vendas. Não subestime o poder de uma estratégia que utiliza diversos canais de comunicação.

admin
author

Translate »